15 de dezembro de 2011

Títulos...


 

Sobre títulos, saberes e sabedoria

Comecei a perceber há algum tempo o seguinte discurso rolando por aí "Doutor é quem tem Doutorado"...Penso eu, na minha ingenuidade crítica que quem muito estuda, na realidade, não está preocupado se as pessoas irão tratá-las como Doutor/Doutora (ou não deveria estar). Mais importante que os títulos são as ações.

Sei que muito dessa "polêmica" é por causa de algumas áreas do conhecimento (leia-se pessoas) que com o seu diploma de graduação se intitula "Doutor", sobretudo, alguns formados em Direito, mas andei "pesquisando" e compreendi  um pouco o motivo. De acordo com professor Dr. Marco Antônio Ribeiro Tura "A Dona Maria, a Pia, havia 'baixado um alvará' pelo qual os advogados portugueses teriam de ser tratados como doutores nas Cortes Brasileiras. Então, por uma "lógica" das mais obtusas, todos os bacharéis do Brasil, magicamente, passaram a ser Doutores", vale a pena ler na íntegra.

Trocando em miúdos, é uma "herança", um equívoco, com boa dose de ignorância e um "cadinho" de vaidade.

As pessoas e seus os títulos, a ignorância e suas armadilhas. Pra quê? Só pra encher a boca pra dizer que é "Bacharel/Licenciado em"... "Mestre em"... "Doutor em"... Bolsas e mais bolsas, pesquisas e mais pesquisas e o reflexo positivo de tudo isso em nossa complexa e contraditória sociedade? Penso que esse tipo de reflexão é que deveria ser o foco das discussões, mas deixa pra lá.

Formação é importante, claro, os saberes, os conhecimentos são as ferramentas que nos tiram da "ignorância", nosso trabalho tem um impacto na vida das pessoas, aliás, toda atividade humana tem um impacto social, cultural, econômico e identitário - tanto para o bem quanto para o mal.Tão importante quanto estudar e pequisar é manter-se humilde com a certeza de que "a primeira etapa para o conhecimento é saber que somos ignorantes", como proferiu Sócrates.

"Sem a curiosidade que me insere na busca, não aprendo, nem ensino", dirá o grande e humilde mestre Paulo Freire. Por isso, é importante pesquisar, pelo menos, pra mim! Pesquisar para aprender, mudar, transformar e não para "ostentar" títulos.

Não é NADA PESSOAL, por favor, apenas um ponto de vista. E como bem disse Boff, "todo ponto de vista é a vista de um ponto", só isso.

Ah Cora Coralina, uma "doceira doce" e muita sábia, não foi "Doutora" de bancos acadêmicos, mas com certeza, uma "Doutora" na sua vida simples, sua tese era de que "o saber se adquire com os mestres e os livros. A sabedoria com a vida e com os humildes"...

Um comentário:

  1. TOLICE!!!! Respondam-me: Quem é mais para dar um título? O governante de plantão ou o povo que o coloca lá??? Por tradição, por aclamação pública, o povo decidiu que advogados e os graduados em ciências da saúde (não só o médico, mas o dentista, o fisioterapeuta, o psicólogo etc) são doutores, SIM. Eu fico com o povo. (Msm não sendo de nenhuma dessas áreas e sabendo das figurinhas difíceis que são mtos deles.)

    O RESTO É DOR DE COTOVELO.

    ResponderExcluir