25 de janeiro de 2012

A vida é tão rara!

Patientia*

O mundo vai girando
Cada vez mais veloz
A gente espera do mundo
E o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência...
(Paciência - Lenine)

De acordo com a Enciclopédia Livre a PACIÊNCIA é "uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo [...] É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranquila e acreditando que você irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes [...]."

Eita virtude difícil de se desenvolver, mas a "vida é rara", a "vida não para", vale a pena lutar e ter paciência para desenvolver a paciência, é uma questão de tempo, de disciplina. Por falar em tempo, grandes mestres da espiritualidade nos mostram que "o tempo é mestre eficiente que a todos ensina, no momento próprio, com a lição exata, plasmando o de que cada um necessita a benefício de si mesmo". (Convite à paciência in Convites da vida - Divaldo Franco/Joanna de Ângelis).

*Recomendo a leitura do ensaio Sobre a Paciência de Santo Agostinho, traduzido pelo pesquisador Cleber Eduardo dos Santos Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário