26 de setembro de 2010

Sabedoria que não se aprende na escola...


A verdade que liberta...

Pedro Damiano foi um menino estudioso de família muito pobre, com muitos irmãos. Sempre foi bem na escola, sempre gostou de ler e desde criança, procurou conciliar trabalho e estudos até onde pode. Hoje Pedro trabalha com reciclagem e entre um papelão e outro, sempre reserva um tempo para fazer suas leituras e incentiva todos a estudarem. Vez e outra cita Quintana de boca cheia: "Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas...  os livros só mudam as pessoas". Apesar de não ter tido a oportunidade de continuar seus estudos, Pedro Damiano é até hoje um homem estudioso, um homem letrado, instruído e que busca incessantemente o conhecimento.
Damião, como gosta de ser chamado, se considera um homem livre, e quando pode, até se arrisca a escrever em seu pequeno diário, versos e pensamentos inspirados pelo seu cotidiano. Sua poesia vem das ruas, das praças e inclusive, do lixo. Esse homem parece ser muito feliz, muito gentil e educado, por onde passa é reconhecido por todos, seu olhar firme e humilde impressiona, e quando ele começa a falar  você fica impressionado com todo o conhecimento que ele possui.
Certo dia, numa dessas tardes em que eu estava de bobeira no portão,  perguntei ao Seu Damião se ele nunca se deixou desanimar, nunca desacreditou na vida, sendo um homem tão inteligente e não ter tido grandes oportunidades na vida. Ele me respondeu com a serenidade de costume:
- O que é ter oportunidade na vida pra você, minha filha? É ter oportunidade de ganhar dinheiro? Não posso reclamar, mesmo trabalhando desde criança para ajudar no sustento da família, consegui terminar o primeiro grau, sei ler, sei escrever...não sou uma pessoa que não teve oportunidade, frequentei a escola quando criança, pude ver meus irmãos mais novos se formar, tenho um que até  é Doutor, mas perdemos contato, faz parte da vida...Sou um humilde catador de papelão, vivo com pouco, mas vivo em paz.
- Mas quando você estudava, você não tinha sonhos? Porque não voltou a estudar?
- Tinha e tenho, muitos sonhos...o maior deles é ver os nossos jovens dando valor aos estudos! Não pude voltar a estudar, preferi trabalhar e ver meus irmãos mais novos se formando, e falo, nem todos deram valor devido a oportunidade de se instruir, mas fiz o que pude. Nem por um dia me esqueço da minha pobre mãe, que morreu analfabeta e me dizia sempre: estude meu filho, estude para ser alguém que eu não fui, estude para ser livre! Palavras que só com o tempo pude compreender a profundidade. Vou falar  uma coisa pra senhora: conhecimento pra mim não é sinônimo de riqueza material, mas sei que pra muitos, os estudos pode trazer esse tipo de satisfação, mas não foi por isso que busquei e ainda busco o conhecimento...conhecimento pra mim é liberdade. Quando eu leio, quando eu estudo, me sinto livre...


FIM

4 comentários:

  1. Olá, Géssica!

    Emocionante essa história. Este senhor é um filósofo.

    Muito bom o seu blog, e gostei tbm do seu "mapa astral" em seu perfil, rs. Seu ascendente em gêmeos reforça bastante o seu sol em gêmeos, sendo que essas são as duas maiores influências entre todas.

    Minha lua está exatamente na transição gêmeos\câncer, então acho que temos algumas virtudes em comum (e algumas limitações a superar tbm né, rs).

    ResponderExcluir
  2. Olá, Géssica,

    Na rede em que me encontro agora não consigo acessar o Orkut, mas o farei quando chegar em casa. (Vi sua msg por e-mail de notificação.)

    Pôxa, mas se vc inventou o Damião, VOCÊ é uma filósofa! rsrs

    E tem talento tbm para escrever romances, rs.

    ResponderExcluir
  3. MUITAS LIMITAÇÕES...rsrs
    Mas ter Lua em Câncer reforça meu lado maternal, o que é muito bom...visto que ser tão geminiana faz de mim uma pessoa meio desleixada no quesito romantismo...rs O número 6 tbm me ajuda nesse aspecto familiar e maternal...rsrsrs Não dê corda pra mim, se não..não paro!

    Ah o Damião é fruto da imaginação =)

    ResponderExcluir
  4. Bela crônica. Quase acreditei na existência do seu Damião. Talvez existam vários por aí. O engraçado é que há tanta gente pensando na educação e poucos levantam a bandeira da Educação para liberdade. Estudar é mesmo ser livre, livre para fazer as escolhas. Hoje o que há é uma educação para escravidão. Estudar não para ser livre, mais para o sucesso econômico.

    ResponderExcluir