8 de agosto de 2010

Para cada vício existe uma virtude!


A inveja está nos olhos de quem não vê!
  
"Deus dá a todos uma estrela.
Uns fazem dela um Sol.
Outros nem conseguem vê-la".
Helena Kolody

           Um dos vícios que as pessoas mais sentem vergonha de assumir é a tal da Inveja. Uns assumem que são preguiçosos, glutões, por vezes, dominados pela ira ou pela luxúria, mas inveja? Ninguém sente. Será?
          Lembremo-nos que a palavra INVEJA vem do latim invidere que significa “não ver” , o invejoso é sempre cego, ele nunca vê o merecimento alheio, por orgulho, por preguiça, pelos vícios que o perseguem e não permite com que ele vença, obtenha sucesso, pois em geral, os invejosos perdem muito tempo criticando, envenenando os corações e "secando" o seu alvo.
          Mas para cada vício, existe uma virtude, e a virtude contrária a inveja é justamente a caridade. A CARIDADE é o antídoto contra a inveja, tanto para aquele que sente inveja, quanto para aquele que é invejado. Parece estranho, mas é a verdade. Se sentem inveja de você e você age com caridade, generosidade, o invejoso acaba “enxergando” você com outros olhos, acredite!
          Ser admirado não é ser invejado, se você obtêm sucesso naquilo que você faz e serve de inspiração para as outras pessoas, isso é muito bom! Você está dando um exemplo. Inspiração, admiração, não tem nada a ver com inveja.
           Inveja, pra mim, particularmente não tem nada a ver com incompetência ou fraqueza como vemos nos "profiles orkutinianos". Muitas pessoas são adeptas dos jargões: “Ninguém inveja os fracos”, “Tem inveja de mim? Entra na fila”, ou “ Inveja é a arma dos incompetentes”, quem pensa assim, sofre de um outro vício chamado VAIDADE, que será assunto de outro post.
         O invejoso é apenas alguém sem conhecimento de si, e por vezes, sem amor próprio, literalmente cego em suas emoções, aquele que ignora o fato de ser igualmente capaz como qualquer outra pessoa de alcançar seus objetivos e realizar seus sonhos.
          A música do Angra diz bem: “Ignorance burns just like a fire, consuming people on it´s flame¹”, acredito piamente que a ignorância é a causa de todos os males existentes, e queima como fogo, consumindo as pessoas em suas próprias chamas.
          Por isso digo e repito: A inveja está nos olhos de quem não vê. Se tens olhos para ver, veja! Não inveje...
          O amor é antídoto contra todas as más tendências humanas: “Deus caritas est”. Veja, olhe, enxergue o próximo com o mesmo amor que tens para consigo mesmo e se esse amor ainda não é possível de se sentir, busque o autoconhecimento.


Um comentário:

  1. Seu blog é excepcional,vou ler ele todinho e continuar acompanhando,amo blogs!!!!

    ResponderExcluir