4 de outubro de 2010

Piada sem graça....

Rindo da própria desgraça

Sem muitos comentários por hoje, em um misto de indignação e indagações, só tenho uma coisa a declarar: enquanto a gente ri do lado de cá, eles riem do lado de lá. Pior que tá não fica mesmo? Não quero pagar pra ver.

Nada contra o Tiririca, sério mesmo, acredito que ele até representa bem o povo brasileiro: seu pensamento, sua indignação e até sua falta de senso crítico (para não dizer outras coisas né), uma gente   não entende nada de política (e faço mea culpa), e faz piada da própria desgraça.
Não concordo com a candidatura do humorista nordestino, mas é bom colocarmos os pingos nos "is". Quantos engravatados e "sérios", no sentido antipático da palavra e não no sentido ético, estão no poder há anos e não tem a mínima ideia da responsabilidade do seu cargo, mas não tem coragem de assumir a própria ignorância? Não sejamos tão hipócritas, pra que passar uma imagem de seriedade que não existe.

Juca Ferreira, Ministro da Cultura, chegou a declarar  na Folha de São Paulo que o Tiririca estaria debochando da nossa democracia. Meu caro Juca, senta lá! Debochar da democracia pra mim é liberar R$9,4 milhões em benefício de apresentações do Cirque du Soleil no Brasil, deboche pra mim é dar "jeitinho brasileiro" em tudo, por exemplo, financiar produções culturais públicas, quando na realidade não são. Alguém lembra quanto custava um ingresso para assistir aos espetáculos da trupe canadense? Bem, deixa pra lá. Esse é só um exemplo de "deboche" com o povo brasileiro.

Pra mim, debochado é o discurso que se vangloria de feitos óbvios, como por exemplo, dar acesso à educação, saúde e moradia. Ouço políticos falando que devemos votar neles para garantir nosso vale transporte, para garantir plano de saúde, para garantir segurança...Garantir o quê? Não fazem mais do que obrigação, são nossos funcionários, nossos representantes.

Debochado é o impasse da Lei da Ficha Limpa. Ah é, e como ficam os fichas sujas? A mídia anda destacando, pra variar, aquilo que não nos interessa. Pra quem causou estranheza o fato de o Tiririca, o Garotinho serem os deputados mais bem votados do país? Ou a senhora Weslian vulgo Joaquim Roriz disputar um segundo turno no Distrito Federal, depois de tantos escândalos e com boa dose de vergonha alheia? Tá tudo azul, é tudo lindo!

Quer deboche maior a Roseana Sarney governar o Maranhão pela quarta vez? Não! Pior que tá não fica mesmo? O Maluf, candidato ficha suja, que disputou um cargo na Câmara dos Deputados teve mais de 600 mil votos, acredite, foi o terceiro deputado mais votado no Estado de São Paulo. Desgraça pouca, é bobagem.

Nem vou me alongar, porque em tempos que tudo é tão óbvio, como diria Darcy Ribeiro, nem sempre o óbvio é reconhecido como tal.


Pior que tá, não fica? Ah, fica sim...
_____________________________________________________
Créditos da Charge: Paixão para a Gazeta do Povo em 01/10/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário