17 de julho de 2010

Só para legionários...


    Era uma vez uma adolescente "rebelde" que curtia (e curte) umas coisas do capeta, tipo Iron Maiden, Ozzy, Megadeth, Metallica...isso mesmo: muito Heavy Metal!
    Não preciso falar que essa adolescente se trata da pessoa que vos escreve, sim, eu passei boa parte da minha juventude escutando Rock e Metal. Eu achava Legião Urbana, Los Hermanos e cia um horror, música de gente chata e cult, quanto preconceito! Daí "apareceu o senador", digo, apareceu Luiz e me "contaminou" com seu gosto musical peculiar e passei a olhar essas bandas com outros olhos, ou melhor,  "ouví-las com outros ouvidos".
   Acredito que a Legião Urbana, em especial, ainda sofra alguns preconceitos, como aqueles que eu tinha. É só olhar algumas comunidades do orkut anti-legião e constatar.
   Admito, que não sou nenhum pouco fã de rodinhas de violão tocando "Faroeste Caboclo" ou "Pais e Filhos" no meio de uma reunião entre amigos, inclusive acredito que esse tipo de atitude contribui para que algumas pessoas abominem Legião. Tudo tem hora meu povo!
   Apesar disso, mantenho minha opinião e a expresso sem medo ou pretensões: pra gostar de Legião Urbana e entender suas letras tão profundas, não é uma questão de inteligência, como diria Lispector, e sim de sentir. Você tem que sentir, o melhor está nas entrelinhas...
   Eu sinto Legião Urbana, eu vivo suas músicas que parecem que foram feitas especialmente pra mim e pra "a torcida do Corinthians" (tá, não achei outra expressão melhor).
   A profundidade das palavras de Renato Russo ecoam pela eternidade...Mas isso é assunto pra outro Post, dedicado somente ao trovador solitário, ele merece...não é Éder?


Disciplina é liberdade,
Compaixão é fortaleza,
Ter bondade é ter coragem.
Lá em casa tem um poço,
mas a água é muito limpa.



                                     Renato Russo                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário