22 de agosto de 2010

♫ Saci Pererê, Saci Pererê…Ele pula, ele corre… atrás de você! ♫

 Hoje é Dia 22 de Agosto DIA DO FOLCLORE.

          Que saudades que me deu da época de escola, das atividades envolvendo as lendas brasileiras, Câmara Cascudo e tudo da nossa tão rica, e por vezes, esquecida (faço mea culpa) Cultura Popular Brasileira.
         Ai que medo que eu tinha de ir para o sítio aos finais de semana por causa das benditas lendas, que medo do Saci, do Negrinho do Pastoreio. Ai e a Vitória-Régia? É uma das minhas lendas preferidas, mas folclore é muito mais que lendas, envolve as danças, as artes e até mesmo a linguagem, é só pesquisar e você vai descobrir o rico mundo da sabedoria popular.
         A palavra Folclore, de raízes saxônicas,  é a junção da palavra Folk quer dizer povo +  lore, o saber, o conhecimento, o costume. Assim, pode-se afirmar que Folclore é o saber "vulgar" do povo, ou seja, é aquele conhecimento que não transmitido através de escolas e nem de livros.
       Como forma de homenagear essa data tão especial e rica, vou postar a minha lenda favorita, a lenda amazonense da Vitória-Régia.


LENDA DA VITÓRIA-RÉGIA

A lenda da vitória-régia é muito popular no Brasil, principalmente na região Norte. Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo. Em uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava com a Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la.
Os índios mais experientes alertavam Naiá dizendo que quando a Lua levava uma moça, essa jovem deixava a forma humana e virava uma estrela no céu. No entanto a jovem não se importava, já que era apaixonada pela Lua. Essa paixão virou obsessão em um momento onde Naiá não mais queria comer nem beber nada, só admirar a Lua.
Numa noite em que o luar estava muito bonito, a moça chegou à beira de um lago, viu a lua refletida no meio das águas e acreditou que o deus havia descido do céu para se banhar ali. Assim, a moça se atirou no lago em direção à imagem da Lua. Quando percebeu que aquilo fora uma ilusão, tentou voltar, porém não conseguiu e morreu afogada.
Comovido pela situação, o deus Lua (Jaci, para os índios)  resolveu transformar a jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas – Vitória-régia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem no período da noite.

Fonte> http://www.brasilescola.com/folclore/vitoria-regia.htm
                                  
.*.*.*.*.*.*.*.*.

Sugestões de leitura:
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/
http://ifolclore.vilabol.uol.com.br/div/folclore/folclore03.htm        

Nenhum comentário:

Postar um comentário