3 de fevereiro de 2011

Diamonds are forever...


Carvão ou diamante?

O diamante e o carvão são feitos do mesmo elemento químico - carbono - e têm a mesma composição. No entanto, o diamante é translúcido e brilhante enquanto o carvão é opaco e escuro.

O diamante é um dos mais duros materiais do planeta, enquanto o carvão esfarela-se com um mero esfregão de um dedo. O diamante ocupa sempre um lugar de destaque no mundo e é super valorizado por sua beleza, enquanto o carvão vive escondido nos porões e serve apenas para queimar no fogo. Ora, se ambos têm a mesma composição, o que faz a diferença?

Acontece que as moléculas do carvão estão dispostas desordenadamente, cada uma numa direção, o que impede a passagem da luz e torna frágil a sua estrutura. Por sua vez as moléculas do diamante estão perfeitamente ordenadas, todas na mesma direção, o que confere elevada dureza ao material e permite à luz atravessá-lo facilmente.

Nós humanos também somos feitos de carbono. Podemos ser opacos, apagados, mas também temos o poder de brilhar. Podemos bloquear a passagem da luz, mas também temos o poder de deixá-la nos atravessar e, através de nós, vir a iluminar o caminho de mais alguém. Podemos viver escondidos e acabarmos servindo apenas para queimar no fogo, mas também podemos ocupar um lugar de destaque no mundo e refletir a valorizada beleza. Podemos ser fracos a ponto de nos esfarelarmos com a ponta de um dedo, mesmo que só apontado, mas também temos o poder de adquirir a fortaleza de ser independente.

Conduzir-se de uma ou de outra forma é resultado apenas do direcionamento do ser. Só depende de nós mesmos, portanto. Quando os elementos constituintes do homem estão todos na mesma direção, ele será como o diamante, belo, forte e brilhante. Atrairá a atenção e admiração de muitos que buscarão também essa boa e grandiosa forma de ser.

Agora, ao imaginar homens e mulheres como moléculas do corpo social, com cada indivíduo hoje virado para o seu lado, veremos que nossa sociedade é obscura, fraca e, olha, talvez só sirva mesmo para queimar no fogo, como o carvão. Mas quando todos estivermos bem direcionados, todos ligados a um mesmo ponto, a humanidade da terra poderá brilhar como o diamante, eternamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário