21 de maio de 2011

Eventos



Com o tema Formação para mudanças no contexto da educação: políticas, representações sociais e práticas, o X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE e o I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO – SIRSSE, têm a satisfação de congregar no período de 07 a 10 de novembro de 2011, na PUCPR: Instituições de Ensino Superior por meio de seus Programas de Pós-Graduação em Educação e Cursos de Formação de Professores; Instituições de Ensino Básico, nacionais e internacionais. Este congresso envolve todas as Instituições que se preocupam com os problemas da educação, com a finalidade de discutir questões investigadas pelos grupos de pesquisa da área de Educação, bem como disseminar o conhecimento resultante das pesquisas e estudos realizados na área, promovendo a integração entre educação básica e educação superior.
O EDUCERE surgiu em fins de 2000, após a realização da semana acadêmica do Curso de Pedagogia, na PUCPR. A criação do EDUCERE se deu a partir da constatação de que formação de professores e trabalho docente, em perspectivas políticas, históricas, teóricas e metodológicas vinha se constituindo no eixo da discussão dessas semanas e despertando o interesse de alunos da graduação e da pós-graduação em relação às discussões.
Desde 2001, tornou-se um evento acadêmico e científico organizado pela Pós-Graduação em Educação e Graduação da PUCPR. Sediado na cidade de Curitiba (Paraná-Brasil), tem focalizado como objetivo a socialização dos resultados das pesquisas realizadas por acadêmicos da graduação, da Pós-Graduação e profissionais da Área da Educação.
O evento, historicamente, tem aproximado os docentes e alunos do ensino superior, de pós-graduação e da Educação Básica, além de oportunizar um fórum permanente de discussões com apresentações das pesquisas e relatos de experiência entre os participantes. congrega ainda profissionais preocupados com a formação do homem. Com essa articulação busca aprimorar a formação inicial e continuada dos profissionais da Educação. 

O I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO – SIRSSE, idealizado pelo Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas tem o objetivo de congregar pesquisadores que utilizam o referencial da teoria das representações sociais e da subjetividade em uma perspectiva psicossocial.
Integrado por mais de 31 grupos de pesquisa consolidados e alocados em 26 instituições nacionais e internacionais, contando com o apoio da Foundation Maison des Sciences de l’Homme (Paris, França) e do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (São Paulo, Brasil), o CIERS-ed foi criado, em 2006, com o objetivo de realizar investigações científicas no âmbito da educação por meio do estudo da teoria das representações sociais em articulação com outros referencias teórico-metodológicos de modo a analisar e refletir sobre os processos educacionais, bem como seus consequentes sociais.
Realizado em parceria com X EDUCERE e parte integrante das atividades da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente alocada no CIERS-ed, a 1ª edição do SIRSSE surge, justamente, no ano em que se comemoram os 50 anos da teoria das representações sociais, com os seguintes objetivos: disseminar o conhecimento resultante de pesquisas na área; aprofundar os estudos pautados na teoria das representações sociais para área de educação; ampliar os grupos de pesquisa da área de representações sociais e educação; e promover uma reflexão acerca da formação de profissionais da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário