11 de maio de 2011

Limão do dia...

 

 Quem verdadeiramente vive  não pode 
deixar de ser cidadão e partidário. 
Indiferença é abulia,é parasitismo, 
é covardia, não é vida.
  (Antonio Gramsci)

Covardes somos nós!

As palavras de Gramsci sempre me comoveram, desde a primeira vez que li seu texto sobre o problema dos indiferentes, nunca mais pensei da mesma maneira, apesar dos medos e das ansiedades, que na minha opinião, caminham lado a lado com o ato de coragem, penso que tudo isso deve ser superado por um bem maior. 
E por que esse papo agora? Porque acabei de ver no Jornal que uma das diretoras que tiveram a coragem de denunciar que sua escola comprava ingredientes para a merenda escolar fiado, porque o dinheiro é repassado com atraso pela Secretaria, essa pessoa corajosa, simplesmente foi afastada do cargo, simplesmente isso. E ela que se considere uma pessoa de sorte por estar viva (?!), porque ainda existem lugares no nosso país que "metem bala" nas pessoas que optam pela verdade, pelo bem comum, pelo bem do próximo.
Existe no nosso país uma banalização da corrupção, da violência, da indiferença, da vida...Estão querendo corromper nossas mentes, nosso espírito, nos acovardar de todas as maneiras. 

É assim que se resolvem as coisas, afastam aquelas pessoas que tem coragem de denunciar o que está errado, de lutar por um direito básico que é a merenda escolar, que não é indiferente à sua escola, à sua comunidade, aos seus alunos, que muitas vezes, como ela mesmo disse, tem na merenda escolar seu único alimento do dia.
Ao invés de se resolver os problemas com desvios do dinheiro da merenda, dos problemas com a qualidade da educação do país, e de tantas coisas que precisam ser resolvidas "pra ontem", jogam a sujeira pra debaixo do tapete. Afastam os mensageiros da esperança, afastam pessoas que podem fazer a diferença em uma escola e na vida de muitas pessoas, calam a voz dos professores, que no caso dessa escola, estão proibidos de dar qualquer declaração, calam a voz do dono da mercearia que vendia fiado pra escola.

Mas não calaram a voz das crianças, que clamam pela volta da Diretora, que clamam por merenda decente. E espero que a voz dessas crianças nunca se cale, que elas cresçam e tenham a oportunidade de estudar, de transformar esse país, que não esqueçam do hoje, para que no amanhã, lutem por um país melhor, com mais empatia, dignas, justas, e se espelhem no exemplo da sua Diretora, que não se calou, que não foi indiferente. Isso é o cúmulo!As crianças saem mais cedo porque não tem merenda, porque não tem professor, os professores estão fugindo da escola, muitos doentes, deprimidos, desgostosos. É tanta corrupção, e não falo corrupção só em termos financeiros, não estou falando de desvios de verbas e propinas. Estou falando do desvio de foco, desvio de atenção de problemas reais, estão corrompendo nossas mentes, nossas escolas, nossos alunos. Estão banalizando o que existe de mais sagrado neste mundo: O CONHECIMENTO. Não vou me alongar, estou indo para outros caminhos,  e hoje só quero fazer um desabafo angustiado.

Que o exemplo do caso da merenda escolar nos sirva de lição, não nos imponha medo, não nos torne indiferentes com medo de retaliações.

Ter bondade, é ter coragem (Renato Russo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário