1 de maio de 2011

Profissão professor...

 

A ARTE DE UM PROFESSOR


Se o verdadeiro artista é sempre um bom educador, podemos afirmar também que um bom educador é sempre um artista

É comum encontrar na literatura e no cinema a magia de alguns artistas que conseguem transformar uma pequena ou grande comunidade. Pode tratar-se de um pintor, um músico, um escritor ou um ator que, com a riqueza de sua interioridade, provoca autênticas conversões existenciais. Recentemente, assistindo a um filme dos anos 80 – A Festa de Babette – redescobri a enorme força que pode ter um coração apaixonado. O filme trata de uma cozinheira de um dos mais requintados restaurantes de Paris, que é forçada a refugiar-se num país vizinho devido a uma guerra civil. Ela se emprega como faxineira e cozinheira na casa de duas solteironas, filhas de um rigoroso pastor do século 19. Ali ela vive por 14 anos, até que, um dia, fica sabendo que ganhou uma fortuna na loteria. Ao invés de voltar à França e refazer a vida, ela pede permissão para preparar um autêntico banquete em comemoração ao centésimo aniversário do pastor, já falecido. No fundo, ela quer retribuir todos esses anos de acolhimento preparando algo que só a riqueza de seus dotes artísticos podia fazer. No final, sua generosidade a impulsiona a gastar todo o dinheiro. A felicidade de poder novamente demonstrar seus talentos a serviço do próximo conseguem recuperar não só seu sentido na vida, mas também a fraternidade daquela comunidade familiar que há muito tinha desaparecido.

Acredito que Babette consegue definir bem o que deve ser um verdadeiro artista: alguém que transmita uma interioridade rica através do talento que desenvolveu no campo artístico. Alguém que transmita amor quando atua bem naquilo que faz. Aristóteles já definia a arte como a reta razão do fazer. A capacidade de refletir uma série de valores em tudo o que se produz, os quais elevam os que estão ao seu redor a níveis melhores. Seu predecessor Platão já definia a beleza artística como a expressão da bondade. Ela proporciona ao homem um choque saudável, retirando-o de si próprio. Ela abre o seu coração e a sua mente e lhe dá asas, levando-o para cima.

Transportando esses conceitos para a educação, se o verdadeiro artista é sempre um bom educador, podemos afirmar também que um bom educador é sempre um artista. Quando ele realmente sabe e ama aquilo que faz, quando extravasa com vibração todo o seu conhecimento dentro de uma sala de aula e procura com todos os seus dotes artísticos e didáticos fazer-se entender e entender seus alunos, consegue em geral produzir várias autênticas “obras primas”. 

Por experiência própria, sei que não é fácil, nas condições atuais, querer ser um artista educacional. As coisas efetivamente não estão fáceis em tantas comunidades escolares, principalmente nas mais desfavorecidas. As baixas possibilidades financeiras, o pouco reconhecimento social, as mínimas perspectivas futuras, riscos de todos os tipos parecem nos puxar para baixo para fazer-nos desistir. Por isso, arriscaria dizer que, nos dias que correm, para ser um bom professor é necessário ser um super artista. Ser alguém com talento e capacidade de superação muito acima da média. Para isso, é imprescindível alimentar-se de mais interioridade, que nasce quando investimos tempo em leituras substanciosas, reflexões profundas e pausadas, debates descontraídos com pessoas de valor, meditação diária e esforço por sermos melhor.

Um exemplo disto também pode ser visto num filme intitulado Escritores da liberdade. Tal filme se inicia com uma jovem professora inexperiente que começa a trabalhar em uma escola de ensino médio para uma turma de adolescentes considerados problemáticos. Ao perceber os grandes conflitos enfrentados pelos estudantes, a professora usa todo o seu poder criativo e adota novos métodos de ensino. Entrega aos seus alunos uns cadernos-diário para que escrevam sobre aspectos de suas próprias vidas, desde conflitos internos até problemas familiares. Indica a leitura de diferentes obras ricas em interioridade com o objetivo de que os alunos percebam a necessidade de tolerância mútua. No final, consegue que todos se tratem com respeito e tolerância e seus diários acabam sendo juntados em um livro.

Sei que existem muitos professores que tentam fazer coisas semelhantes. Uns têm mais sucesso do que outros. Mas acredito que o importante é estar sempre tentando fazer desabrochar esse artista que vive dentro de cada educador.

João Malheiro é doutor em Educação pela UFRJ. E-mail: malheiro.com@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário