8 de março de 2011

O grande dia...

 SEMANA DA MULHER

 
 Vítimas de ataques com ácido fazem vigília onde pedem o fim da violência contra as mulheres em Dacca, Bangladesh. Ataques com ácido são comuns em países como Camboja, Afeganistão, Índia, Bangladesh e Paquistão.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER
 
Eis que hoje é o grande dia, o Dia Internacional da Mulher, e quem acompanha meu blog sabe que estou homenageando a minha (nossa) classe há alguns dias. Já passaram por aqui Cora Coralina, Cecília Meireles, Anita Malfatti e hoje, fiquei com uma imensa dúvida: o texto de quem eu postaria hoje? Então lembrei que hoje é o aniversário de uma professora muito querida que tive na faculdade, a professora (feminista e feminíssima) Cátia Toledo. Lembrei-me também de um texto belíssimo dessa admiradora e, digamos, "difusora" da obra da Marina Colasanti. Como forma de homenageá-la nessa data que é duplamente dela, resolvi postar um belíssimo poema dessa "professora tecelã" (quem teve aulas com ela sabe do que estou falando, e quem não teve, amanhã postarei aqui o conto "A moça tecelã", da Marina Colasanti para entender).

Que nessa data tão especial e simbólica,  data em que celebramos muitas conquistas, nós possamos refletir sobre nossa condição na sociedade. Que nós possamos nos valorizar cada vez mais, fazendo por merecer nosso tão sonhado espaço no mercado de trabalho. Que tenhamos força, e principalmente, espírito de união para conquistarmos muito mais, e que façamos valer os direitos já adquiridos. Penso que precisamos nos unir mais, é o que sinto ainda. Acredito que a competitividade é um ponto negativo da nossa classe, isso porque, nossa natureza ainda é muito territorialista e digo, sem medo de retaliações, que perdemos espaço para os homens por causa disso. Mulheres, a união faz a força, olhe para a história, olhe para trás, ninguém mudou nada sozinha. Nossa união fez e fará (sempre),  toda a diferença!

MULHER, PARABÉNS PELO SEU DIA!!!

***

As minhas mulheres

Das várias mulheres que me habitam,
uma anda querendo sorrir.
Vejo seu ensaio,
seu lábio que de soslaio esboça
uma alegria de viver,antiga,
esquecida num porão qualquer.

Cansada de ser triste, me chama para o sol
para um azul qualquer
e insiste em ser feliz.

Todas as outras a condenam.
Lembram-lhe a solidão da noite
o vazio da cama
a falta do companheiro esperado
e perdido...
Falam-lhe da dor
da vontade de morrer
de todos os dias cinzentos...

As outras
Dizem-lhe que se cale
que é melhor ficar quieta, calada
esperando que o tempo passe
para que um dia, afinal,
se possam reunir amado e amada
num mundo perfeito
sem doença
em que seremos só a essência
e a alegria do reencontro.

Ela, no entanto,
faz-se criança...
Deixa que transpareça
o brilho nos olhos,
há muito baços,
e insiste no canto dos pássaros
no brilho do sol
e na música,
que lava a alma....

Fala-me dos segredos
que podem estar por vir
mas que precisam querer
precisam da vontade
do prazer
de viver.

O que faço com essas mulheres?
que destino tomar?
De fênix, de condor,
de cotovia a rouxinol...
Quem levará a todas
a mensagem de vida
que me mantém? 
Cátia Toledo Mendonça

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (1987), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2000) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é professora adjunto i da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Infanto Juvenil, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil, leitura, literatura juvenil, e formação do professor. Tem dado assessoria pedagógica a diversos estebelecimentos de ensino, enfatizando a importância da leitura literária no Ensino Fundamental.

Um comentário:

  1. Géssica, seu blog está lindo. Nota-se o cuidado, a dedicação marcante em tudo que você faz.
    Parabéns pelo blog e obrigada pela citação. Grande beijo....

    ResponderExcluir